Uncategorized

Profissionalização dos árbitros já!

Arbitragem necessita de mudança!

Arbitragem necessita de mudança!

O futebol brasileiro necessita de diversas reformulações. Além do calendário, a arbitragem precisa sofrer diversas mudanças aqui no Brasil. Não é mais admissível que erros de grotescos de juízes aconteçam, interferindo no resultado da partida, como o do Vasco e Flamengo do último domingo ou de outros diversos jogos que já ocorreram.

A CBF está em busca de credibilidade após a última edição do Campeonato Brasileiro ter terminado nos tribunais, da forma lastimável que foi. Com isso, já há algum tempo, a arbitragem no Brasil é horrível, pífia, ridícula, digna de pena! O clássico de ontem foi a prova da maior incompetência possível que o quadro arbitral do Brasil passa. Há necessidade de reformulação. Como o país que será sede da Copa do Mundo de 2014 pode ter um nível arbitral desses? Da forma que está, imagina uma arbitragem brasileira em uma Copa do Mundo? Seria desastrosa da mesma forma. O gol não assinalado pelo trio do clássico de ontem foi só o estopim, talvez, para que a imprensa exija algo da CBF em relação a isso.

Se formos lembrar os diversos casos de erros estranhos dos árbitros no Brasil teríamos uma lista: o gol com 3 impedimentos assinalado a favor do Corinthians no clássico contra o Santos no Paulista do ano passado; o pênalti do Criciúma contra o São Paulo no último Brasileiro, o qual nem pênalti foi e o jogador estava impedido; ou no Fluminense e Ponte Preta de 2012, quando os dois gols do tricolor foram originados de faltas que não ocorreram (um pênalti inexistente e uma falta que tampouco existiu). Não é de hoje que este tipo de coisa acontece. Não é de hoje que a arbitragem é fraca e necessita de reformulação.

O que digo com reformulação? Simples: só profissionalizar. Como um árbitro amador vai apitar jogos de um campeonato profissional de futebol? Ele é pago para isto, mas não tem um preparo para exercer a função. Muitas vezes vemos notícias de juízes e bandeirinhas que não conseguem passar em teste físico, o que chega a ser ridículo. A CBF tem que acordar e ver que o futebol movimenta muito dinheiro e, além disso, enxergar que um erro crasso num jogo importante pode prejudicar demais um time e o trabalho que foi feito para aquilo. Acima de tudo, a Fifa deveria já adotar no futebol, em qualquer lugar do mundo, a tecnologia. Colocar chip na bola ou um sensor nas traves para ter, pelo menos, um esporte mais justo e mais digno dos fãs que possui. O futebol está no fundo do poço no Brasil, pois precisa de uma moralização maior e de seriedade!

O caminho seria seguir o campeonato inglês, que profissionalizou árbitros e adotou a tecnologia da linha do gol. Isso melhorou muito o nível das partidas na Inglaterra. Mas ai vale questionar-se: Por qual motivo não adotar este método no Brasil? A resposta é: não sei. Pode ser política ou interesses ocultos, mas uma coisa é certa: se já tivesse a tecnologia e o preparo adequado dos juízes e bandeirinhas teríamos menos erros do que ocorrem hoje em dia. Profissionalização já!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s