Análise do futebol brasileiro / Outros

O campeonato carioca e a necessidade da reformulação do calendário brasileiro

Média de público de cada time do rio em 2013 - fonte: globoesporte.com

Média de público de cada time do rio em 2013 – fonte: globoesporte.com

É óbvio que o Campeonato Carioca não merece o respeito de mais ninguém. Este modelo de competição está atrasando o calendário brasileiro e, além disso, não atrai mais o público do Rio de janeiro, justamente pelo fato dos times pequenos serem muito fracos comparados aos quatro grandes clubes: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama.

O que chama mais atenção é que na época de ouro do futebol carioca, entre os anos de 1960 até o final da décadade 1990, as torcidas iam aos estádios para verem as partidas de seus respectivos times. Isso porque, primeiro, tínhamos ingressos com preço justo ou, até mesmo, populares e, em segundo, os 4 principais clubes cariocas possuíam grandes times, além de contar com muitos craques em seus elencos. Hoje, isso mudou porque o Maracanã foi reformado duas vezes: uma para o Panamericano de 2007, na qual sofreu um reajuste de preços (nada tão significativo que afastasse o torcedor da arquibancada), e a segunda reforma foi para a Copa do Mundo Fifa 2014, momento no qual a administração do estádio foi para a mão de uma concessionária, que só soube explorar os torcedores. Os ingressos subiram exorbitantemente, fato absurdo, se pensarmos o que significa o futebol para a vida do povo carioca e brasileiro. Contudo, se isto já não bastasse, os clubes, ano após ano, começaram a montar equipes ridículas, as quais dão desgosto para o torcedor que quer acompanhar um jogo de alto nível técnico.

Com o que vemos , não pode mais existir este tipo de campeonato. O Fla-Flu vencido pelo Fluminense por 3×0, no último sábado, contou com APENAS um pouco menos de 16 mil pagantes e 19 mil presentes. Com isso, a seguinte pergunta vem à cabeça: Isso é público para Fla-Flu? Não! Claro que não! Como um clássico tão rico  em charme e cheio de histórias pode apenas receber essa quantidade pífia de torcida? Muito simples: junte o ingresso caro, com a falta de vontade dos jogadores em participar desta competição e ao baixo nível técnico dos elencos, então encontraremos a resposta para o ocorrido.

O que é o Campeonato Carioca agora? Nada além daquela “cerveja aguada” que todo brasileiro reclama, mas toma mesmo assim. Ou seja, não tem nada melhor para assistir, então você coloca no “pay per-view” para assistir um jogo ou em uma emissora de Tv aberta – pois o futebol é cultural para o brasileiro e ele não deixa de assistir – que parece mais uma tragédia.

Algo precisa ser feito pela CBF para que o calendário seja mudado. Que tragam de volta os torneios antigos como Rio-São Paulo, Sul-Minas, Copa dos Campeões ou inventem outros. Dessa forma, irá arrecadar mais dinheiro, porque seria mais divertido ver no início da temporada os grande times do Brasil se enfrentando e necessitando dar uma resposta mais rápida aos torcedores. Além disso, atrairia mais investimentos de patrocinadores e os campeonatos ficariam mais competitivos, assim subiria o nível técnico dos times e os torcedores passariam a ir aos estádios.

Só sabemos de uma coisa: se continuar desta forma, o esporte terá prejuízos. Em uma notícia publicada em 2012 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o futebol brasileiro movimenta apenas R$ 10 bilhões, o que representa menos de 1% do PIB brasileiro, o que é muito pouco para a cultura que o brasileiro possui sobre o esporte.

Enfim, o futebol precisa parar de ser aquela “cerveja aguada” que o brasileiro bebe mesmo assim. Há a necessidade de ser muito mais do que isso, pois, se continuar desta forma, vamos ter um futuro muito tenebroso pela frente e podendo sofrer fortes consequências, como ficar de fora da Copa do Mundo e/ou ter uma liga muito mais fraca do que já apresentamos. Os campeonatos e o calendários precisam de mudança, mas abrupta, não paliativa!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s