Copa das Confederações / Política

Copa sub-20 é na Turquia, outro país com protestos contra o governo

BrasilTurquia

A Copa do Mundo será no Brasil. A Copa do Mundo sub-20 está rolando na Turquia. Assim como o  Brasil, a Turquia vive com ondas de protestos, as quais ganharam as ruas e forças políticas contra o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan. Manifestantes são contra as medidas do Governo e acusam o líder do país de tomar medidas autoritárias. Já no país sulamericano, as manifestações são, em geral, contra a corrupção de seus políticos.

A população turca teme que o partido de Erdogan, o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), imponha valores islâmicos conservadores que são seculares no país. Além disso, o povo teme que o Governo retire ou interfira nas liberdades individuais do cidadão turco. Tudo “começou” quando, além do Estado anunciar que pretendia fazer mudanças no parque Gezi, na praça Taksim, em Istambul, a qual foi o estopim para os protestos, o primeiro-ministro aprovou uma lei que proibia a venda e a propaganda de bebidas alcoólicas. Isso resultou em mais protestos, que vem sido reprimidos pela Turquia. No Brasil, a “gota d’água” foi o aumento das passagens de ônibus.

Isso tudo pela liberdade democrática que lá eles não possuem de fato. Vale lembrar que Erdogan está no poder desde 2002. Mesmo o primeiro-ministro afirmando que é um governante do povo, suas medidas não parecem estar sendo para agradar a população. Portanto, lá os manifestantes lutam pela instauração, de fato, de uma democracia; aqui reivindicamos o aperfeiçoamento da democracia já, na teoria, conquistada.

A Copa do Mundo sub-20, realizada pela FIFA, está sendo feita na Turquia durante uma onda de protestos, contudo não há nenhuma manifestação contra a entidade, apenas contra o Estado em si. Os turcos brigam por uma liberdade que não possuem, essa é a grande diferença com os movimentos daqui.  Aqui, brigamos para melhorar o que temos. O Brasil se inspirou nas Primaveras em andamento no Oriente, mas, de forma óbvia, com suas pecularidades. Entretanto, deve-se repensar, por parte de alguns, o desejo incessante de ir contra a Copa do Mundo no país. Enquanto isso, observemos melhor a Turquia e a Copa sub-20.

Por Klaus Wolff e Laís Napoli

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s