Análises de Jogos / Copa das Confederações / Política

Deu a lógica

Espanha x Taiti

Hoje, foi um dia de dar a lógica. Deu a lógica para o jogo entre Espanha e Taiti e no jogo entre Uruguai e Nigéria. 10 x 0 e 2 x 1, respectivamente. Deu a lógica em jogos muito distintos: a Espanha não fez nem força para golear a seleção mais carismática desta Copa das Confederações e o Uruguai ganhou na raça dos nigerianos.

O que podemos dizer de bom no jogo da Espanha, não foi a “chuva” de gols. Aquilo foi um detalhe à parte. O verdadeiro espetáculo veio fora das quatro linhas. Veio da arquibancada. A torcida brasileira que esteve presente ao jogo, apoiou os taitianos, protestou contra o Governo brasileiro de forma enfática e pacífica, além de gritar: “Espanha, pode esperar! A tua hora vai chegar!”.

A manifestação da torcida brasileira foi um show à parte e foi mais importante que o jogo em si. A torcida cantou o hino nacional, enfatizando a parte “gigante pela própria natureza” e depois ecoou o grito de “o povo unido, jamais será vencido”. Isso na maior pacificidade. Quase 72 mil pessoas mobilizadas e fazendo a diferença. Não precisou de polícia, não precisou de violência ou de vandalismo, apenas foi preciso um gesto de que a população pode dar uma aula de civilidade e de cidadania.

Além disso, Uruguai e Nigéria fizeram um grande espetáculo. O Uruguai ganhou num jogo com mais cara de empate. O 2 x 1 não demonstrou o que foi a partida, dramática e intensa. Agora, com a vitória da Espanha, Nigéria e Uruguai brigam para ver quem será o segundo a se classificar da chave. Isso será decidido nas últimas partidas do grupo: Nigéria x Espanha e Taiti x Uruguai.

 

Por Klaus Wolff

Anúncios

One thought on “Deu a lógica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s