Copa das Confederações / Política

O Gigante acordou

Protesto

Ontem o Brasil realizou algo que não faz há 11 anos, desde o impeachment do Collor: organizou-se politicamente em busca de um país melhor. As manifestações ocorreram em diversas capitais e reuniram milhares de simpatizantes. No Rio de Janeiro, a quantidade de pessoas na rua chegou a 100 mil.

A faísca que desdobrou a onda de protestos foi o aumento de vinte centavos da passagem de ônibus. Contudo, o movimento se expandiu e virou uma luta a favor da melhoria dos serviços públicos, como a educação, a saúde e o transporte, os quais são muito precários. Ligado a essas reivindicações, a luta dos jovens manifestantes tornou-se contra a corrupção e o gasto exorbitante, cheio de desvios de dinheiro, para realizar a Copa do Mundo no Brasil.

A maioria dos protestantes agiu de forma pacífica em todo os estados, apenas uma pequena parcela preferiu partir para a violência, ao depredar bens públicos e entrar em confronto com a polícia. Violência, entretanto, só gera violência. Os policiais, muitas vezes, agem de forma agressiva ao tentar conter a multidão. Porém, se a população condena tais atos de extrema brutalidade, não é imitando-os que se conseguirá alcançar as mudanças almejadas.

Nós, do Que Jogada, somos a favor de qualquer tipo de manifestação pacífica contra a democracia corrupta na qual vivemos. Somos contra, sim, à violência, à depredação e ao vandalismo. Vamos protestar, mas com consciência. Nós pedimos aos protestantes que não descontem sua hostilidade nos turistas e nas seleções da competição, pois uns estão aqui para consumir e se divertir e os outros para trabalhar!

Protesto

Por Laís Napoli

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s